terça-feira, 13 de julho de 2010

ELEIÇÕES 2010!! (1)

Esses dias estava assistindo algumas entrevistas de alguns candidatos à presidência e uma coisa me chamou a atenção. Na entrevista da candidata Marina Silva eu fiquei muito surpreso e ao mesmo tempo contente de ver a postura da candidata em relação a um tema dos mais ardidos: o aborto!

Ela se declarou contra a prática do aborto. Simples e direta. "Sou contra". Porém, mesmo sendo contra ela propõe que seja feito o plebiscito, uma consulta popular para verificar qual a opinião da população a respeito do tema, afinal quem tem que decidir é o povo.

Ótimo! A candidata se posicionou. Não deixou de ser uma resposta política, afinal deixou claro que cabe ao povo decidir. Mas fez uma coisa importante, ela se posicionou sobre o tema.

Todos conhecem as práticas religiosas da candidata. Todos sabem que ela é evangélica. Acredito eu que ninguém esperava uma opinião diferente dela. Mas mesmo sabendo da religião da Marina Silva eu esperava que fosse dada uma resposta que não demonstrasse claramente seu posicionamento sobre o assunto. Esperava algo como: "Temos que estudar o caso... ou não podemos decidir isso assim dessa maneira... ou isso é uma questão complicada que não podemos opinar desssa maneira para não atrapalhar o processo de decisão de forma democrática... e etc..."

Particularmente não sou contra o aborto. Sei que é um tema polêmico e que provavelmente serei criticado por muitos a apoiado por outros, mas a questão é que mesmo tendo uma opinião contrária a da candidata ela ganhou a admiração da minha pessoa simplesmente por não se omitir.

Chega de candidatos fabricados na indústria do marketing, criados para enganar o eleitor! São os novos candidatos biônicos! Candidatos feitos em laboratório! Claro que a candidata Marina silva também tem uma carga muito grande de marketing em sua campanha, mas ao se posicionar sobre assunto tão complicado mostrou uma seriedade e uma compreensão do papel do candidato numa eleiçao. Por mais complicado que seja o tema acredito que seja necessário o posicionamento claro do candidato, respeitando sempre as diferenças.

Gostaria muito que nessas eleições os candidatos se mostrassem de verdade. Mostrassem realmente quem são e quais as suas convicções e valores. Para que pudéssemos escolher com clareza o melhor candidato; se ele existir.

Infelizmente acho que ficarei apenas na esperança...

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com vc, cansei desse povo q fica no "chove não molha". Palhaçada, né?! O pior é q super comum (e até incentivado?!) as pessoas não tomarem posição, ninguém quer enfrentar as consequencias das proprias ideias e atos.
    Té mais!

    ResponderExcluir