quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Gentileza urbana é...


Já reparou no isolamento das pessoas?

Tenho reparado cada vez mais na condição de isolamento em que muitas pessoas se colocam, muitas veze sem perceber.

Cada um tem seu mundo, cada um tem suas preocupações e prioridades que impedem a percepção do mundo ao redor. É impressionante o exercício de observar as pessoas no metrô, ou no ônibus por exemplo. Cada um com seu MP3, MP4, MP5... MP15 (nem sei em quantos MP´s paramos no momento hehe). É incrível como cada pessoa se fecha em seu próprio mundo e nada que aconteça ao seu redor é capaz de ganhar importância a ponto de lhe distrair. A tecnologia, certa vez foi definida por Bill Gates como o instrumento que serviria para aproximar as pessoas, e já foi definida assim por muitos, porém ao que parece o efeito é completamente inverso à previsão de Gates. A tecnologia tem sido um instrumento que afasta cada vez mais as pessoas.

Não me retiro desssa estatística. Eu também quando estou no ônibus ou no metrô escuto o meu MP4 e viajo em meu próprio mundo, escutando o meu bom e velho rock´n roll, e saio sem nem ao menos perceber se a pessoa que estava ao meu lado era velha ou nova, gorda ou magra, se vestia terno ou bermuda... Certas vezes não sou capaz de reparar que a pessoa que estava ao meu lado no assento já deixou o ônibus ou o metrô e que outra pessoa tomou o seu lugar.

Nas relações interpessoais, os pequenos gestos cumplicidade, muitas vezes já se perderam. As amizades parecem diferentes. As relações no ambiente de trabalho é das mais tenebrosas! O interesse individual perspassa e muito o interesse do bem estar coletivo e a competitividade é algo estarrecedor... A ponto de realmente ser impossível, ou praticamente impossível construir uma relação de amizade verdadeira no ambiente de trabalho... É cada um por si...

Nas relações familiares, é cada vez mais comum escutarmos histórias de brigas homéricas, que sujeitam a instituição família a uma condição muito distante da ideal. A cumplicidade, a amizade, o carinho e o amor dos membros de uma família são cada vez mais admirados quando encontrados.

A gentileza é artigo raríssimo nos dias atuais... Já tentou pedir passagem ou mudar de faixa durante um trânsito intenso? No trânsito percebemos a falência completa da gentileza e da boa convivência social! Aquilo parece um espaço selvagem onde o mais importante é mostrar o seu domínio perante o outro motorista.

Tão raros são os momentos de gentileza no dia a dia, seja no trânsito ou não, que quando praticados por um boa e velha alma saudosista, que ainda preza pelo bons momentos proporcionados pela conduta gentil e cortês, é motivo de espanto ou de chacota. O gentil é taxado de bobo, inocente ou idiota...

Nesse quadro, as pessoas vão se isolando cada vez mais, se fechando em seus interesses e problemas, pouco se importando com o que se passa em seu entorno, e infelizmente a tendência é só piorar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário