domingo, 10 de janeiro de 2010

O ano da angústia...


2010 está aí.... Já chegou!

Esse ano é um ano com certas angústias. É agora em 2010 que pretendo terminar meu curso. É em 2010 que preciso tomar algumas decisões buscando um rumo para a minha vida. Todo mundo no ano novo sempre fala de seus planos, seus projetos, que agora no próximo ano isso, no próximo ano aquilo... Sempre vi as pessoas fazerem milhões de promessas e declararem milhares de planos que na maioria das vezes no dia 02 de janeiro já foram esquecidos.

Pela peimeira vez eu sinto que o ano novo foi uma fronteira temporal para que algo aconteça. Nunca tive a crise do ano novo. Nunca fiz grandes planos na virada do ano. Para mim era apenas uma simples mudança de data, a passagem de um dia para outro, como ocorre todos os dias em nossas vidas. Pela primeira vez o decorrer do ano e os meus planos foram um ponto de preocupação em meus pensamentos.

É estranho. Confesso que fico até mesmo um pouco assustado, pois a partir do momento que você faz planos, você assume um compromisso com você mesmo em busca de um objetivo. E um compromisso com você mesmo parece que carrega uma carga de responsabilidade tão grande... Será que vou falhar em um compromisso comigo mesmo?? QUE FRACASSO!!!! Se nem os compromissos que comigo mesmo eu conseguir cumprir...

Já faz um tempo que carrego comigo uma dúvida que corrói o meu sossego. O que vou fazer depois que me formar? Putz, será que tento algum serviço como bacharel em Geografia? Será que vou para a educação exercer a minha licenciatura? Será que tento concursos? Será que mudo de área e faço outro curso superior? Será que tento partir para uma pós-graduação, ou mestrado? são tantas perguntas e tão poucas respostas...

Nós saímos muito crus da faculdade. Conhecemos muito pouco da realidade do profissional que decidimos ser. Assumo minha culpa nessa questão. Durante grande parte da minha graduação tive trabalhos que não tinham nada a ver com a minha área de estudo. Optei por ganhar um salário bom fora da minha área para que pudesse viver mais tranquilo financeiramente, porque viver com a bolsa que oferecem nos estágios, para quem paga faculdade e as demais despesas do dia-a-dia, é cruel!!!

Agora nesse ano de conclusão do curso a angústia corrói com mais voracidade o meu ânimo. O início de 2010 para mim será de intensa reflexão, para que no decorrer do ano eu possa realizar aquilo que eu achar o melhor caminho para mim, de forma mais organizada e eficaz possível.

É difícil ser gente grande...

Nenhum comentário:

Postar um comentário