quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Por Quem os Sinos Dobram

“A morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”.

O que essa reflexão de John Donne quer dizer pra você? A idéia que essa mensagem quer passar deveria ser difundida nos dias de hoje.

John Donne morreu em 1631, e não sei o que o motivou a escrever isso. O que sei é que essa reflexão que constou em sua lápide, é uma mensagem que causa inquietação até hoje. E justamente por ter sido escrita tão antigamente, que acredito que a boçalidade humana remonta os tempos. Que triste.

Me deparo todos os dias com as mais variadas situações de revolta. Vejo pessoas se indignando com tudo. Exemplos de casos absurdos são uma constante no dia a dia de todos. A violência extrema da nossa sociedade, o político que desvia verbas milionárias, o apresentador de TV que incita a violência contra os ateus, ou até mesmo a pobreza extrema de mais de um bilhão de pessoas do planeta, entre tantos outros casos.

Eu mesmo essa semana escrevi indignado sobre o caso de intolerância protagonizado pelo apresentador Datena. E é natural que a indignação conste na vida das pessoas, afinal temos emoções, nós reagimos aos fatos que nos cercam.

Porém não podemos esquecer que o que acontece com a humanidade, seja em qual escala for, seja bom ou ruim, a responsabilidade recai sim sobre todos nós. Ou você nunca fez nada que motivasse a violência, ou que contibuísse para a poluição, ou nunca participou de nenhum ato de pequena corrupção (a "cervejinha" pro guarda não ver que você está sem cinto, ou o "café" pro fiscal não te multar). O famoso jeitinho brasileiro que muitos sentem orgulho.

Talvez a gente possa pensar que pequenos atos como esses não farão diferença na totalidade. Mas estamos enganados. A tolerância vai surgir daí, e a hipocrisia toma conta.

Tudo que acontece no mundo, todo tipo de tragédia, não pode ser tratado como fato isolado. A construção social, que é o que define o nosso mundo, é coletiva. A realidade é o resultado de uma intrincada rede de ações. As partes constituem o todo. E cada fato que ocorre no mundo deveria servir de reflexão...

Portanto, quando alguma coisa acontecer, não pergunte por quem os sinos dobram, ELES DOBRAM POR TI...





Nenhum comentário:

Postar um comentário